quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Série D 2011 - Nacional sai, quem entra é o Fast

Para aqueles que achavam que a história do "Fast na Série D" tinha acabado, como em qualquer fim de novela mexicana, teve um fim emocionante e dramático e após uma goleada por 4 a 2 no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, o Rolo Compressor está novamente no páreo e vem com tudo para fazer uma campanha melhor que o clube anterior, se bem que não é uma missão tão difícil assim.

Edson Rosas - Advogado do Fast e membro da diretoria do clube.


Ao longo de toda a tarde,  os torcedores de ambas as equipes esperavam de forma apreensiva o veredito do julgamento, com o início às 17h03min (Horário de Manaus) o processo 68/2011 teve seu andamento:

"Entenda o caso:

O Fast questiona a indicação do Nacional para ocupar uma vaga na Quarta Divisão, alegando ser esta, por direto, dele. A princípio, o Amazonas só poderia indicar o seu campeão para ser o representante do Estado na Série D. Mas a desistência de Roraima em ocupar a sua vaga abriu um novo lugar para um clube amazonense. Como era o vice-campeão estadual de 2010, o Fast esperava pela indicação, mas viu a Federação Amazonense indicar o Nacional, quarto colocado. O Penarol, campeão, ficou com a primeira vaga.

O critério adotado pela Federação Amazonense de Futebol foi de indicar o melhor clube no ranking nacional de clubes, quando na verdade, segundo o entendimento da própria Procuradoria do STJD, deveria ter adotado o critério de melhor índice técnico do Estadual no ano anterior, de 2010, o que daria a vaga ao Fast.

Em julgamento na instância máxima regional, o Fast não teve sucesso em seu pedido, tendo o Tribunal Pleno do TJD/AM, por maioria de votos, mantido a interpretação conferida pela federação local ao regulamento específico da competição.

Agora, se o Fast adquirir o direito de disputar a Série D, o Grupo A1, do qual o Nacional faz parte hoje, terá jogos anulados, especificamente aqueles disputados pelo Nacional. Cada um dos cinco times da chave já disputou quatro jogos. Assim, o Fast teria que enfrentar cada um dos adversários para ajustar a tabela.
"

(Texto retirado do Site Justiça Desportiva)

Após a leitura do relatório do caso, o advogado Edson Rosas teve o direito a palavra para a sustentação do pedido do recorrente, no caso, o Fast/AM, o defensor citou o atual presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), como também dirigente do terceiro interessado, o Nacional. Edson também afirmou categoricamente: "É evidente que a vaga é do Fast, que foi o segundo colocado, e não o quarto colocado (Nacional)".

Ainda com a palavra, o advogado do Fast citou o TJD-AM, na qual afirma ser concedido efeito suspensivo por R$ 500,00 e que é só pagar para a secretária do TJD local. Por fim encerra pedindo que o Fast seja inserido na Série D e que todos os jogos do Nacional sejam anulados.

Na defesa do Nacional, o advogado Osvaldo Sestário pede para que não seja dado provimento ao pedido do Fast, pois o critério utilizado foi Ranking Nacional de Clubes.

Dado o direito a palavra às duas partes, a votação tem o seu início. Primeiramente o relator do caso, Francisco Mussnich votou a favor do pedido do Fast, ainda acompanharam o voto, os auditores Caio César Rocha, Alberto Puga e Virgílio Val, já o auditor Alexandre Quadros e o presidente do STJD Rubens Approbato votam de forma divergente, mas não alterando a decisão por maioria de votos a favor do Fast Clube.

O resultado do STJD é de inserir o Fast Clube na competição, excluindo o anterior ocupante, no caso o Nacional, em consequência disto, todos os jogos realizados pela agremiação devem ser anulados e refeitos. A Confederação Brasileira de Futebol ainda precisa protocolar a mudança para se tornar oficial.

0 comentários:

Postar um comentário