quarta-feira, 30 de março de 2011

Copa 2014 - Projeto da Arena da Amazônia

Para aqueles que não tem conhecimento do projeto na íntegra, veja a seguir o projeto desenvolvido para a Arena da Amazônia.

PROJETO DA ARENA DA AMAZÔNIA

Vista panorâmica da Arena da Amazônia

"Concepção:
O projeto do estádio procurou uma solução altamente eficiente e funcional, preenchendo todos os requisitos da FIFA e ainda provendo uma imagem muito característica que pudesse refletir a identidade única de Manaus e da Região Amazônica.

Inspirado na fascinante diversidade e formas da Floresta Amazônica, o projeto do estádio foi desenvolvido de acordo com os conceitos mais avançados em arquitetura sustentável.

O uso de tecnologias inovativas e conceitos como o reuso de águas, resfriamento geotérmico, uso de bioetanol e ventilação natural irão auxiliar tanto na redução dos consumos energéticos quanto no nivel das emissões.

O atendimento integral às exigências da FIFA irá habilitar Manaus a sediar os jogos até quartas-de-final durante o Copa do Mundo de 2014.

Materiais básicos:
As arquibancadas, assim como o estacionamento no entorno, serão executados em concreto, em sua maioria utilizando-se elementos pré-fabricados.
A distinta cobertura será construida em aço e concreto com aberturas que serán revestidas com mebrana.

Conceito da Cobertura:
Estrutura diagonal rígida de aço em balanço, protegendo 100% dos assentos, com integração total com a iluminação de refletores.
Aberturas com formas orgânicas em membrana translúcida, possibilitando a ventilação natural.
Duas telas de video em LED serão suspensas da estrutura da cobertura.

Tipo de gramado:
natural, dimensões 68 x 105 metros

Serviços de Alimentação:
Restaurante para torcedores com aprox.: 1200 m²
Quiosques de alimentação com aprox.: 2000 m²
Áreas de alimentação VIP com aprox.: 2500 m²

Áreas comerciais:
Lojas dentro do estádio com aprox.: 250 m²
Áreas comerciais arrendáveis com acesso direto da rua com aprox.: 3900 m²

Áreas Vip:
Áreas VIP A com capacidade total de 500 pessoas podem ser locadas em camarotes
VIP exclusivos
Áreas VIP standards : 20 camarotes com capacidade para 14 pessoas
Clube : 4 camarotes com capacidade para 18 pessoas
Camarotes Executivos : 4 camarotes com capacidade para 25 pessoas
Camarote Presidencial : 1 camarote com capacidade para 50 pessoas

Com áreas adicionais como saguões, áreas de Restaurantes e áreas para proprietários de assentos corporativos (Business Seats).

O Centro de Convenções opcional poderá acolher o centro de Hospitalidade VIP.

Áreas para torcedores:
O sambódromo irá abrigar o parque dos torcedores com vista pública e serviços de alimentação
Está previsto um restaurante para torcedores com vista direta para o campo com área aproximada de 1200 m²
- Quiosques no interior do estádio com aproximadamente 2000m2
- possibilidade de instalação de um museu do futebol em seu nivel térreo
- durante a época de intervalo dos campeonatos,a praça pública poderá ser usada pelos cidadãos e população vizinha para atividades de lazer
- atividades de esporte e relacionadas às torcidas podem acontecer no novo parque de esportes

MEP Manaus, meta verde (green goal) e sustentabilidade:

Uma das tarefas mais importantes ao recepcionar um campeonato mundial é a de combinar as exigências funcionais de um evento de massa com um conceito amigável de ambiente sustentável a longo prazo. Considerar os aspectos ecológicos como parte integrante já desde o início do projeto abre a possibilidade de criar uma espécie de sinergia entre as exigências técnicas dos jogos e a responsabilidade a longo prazo para com as gerações futuras.

O programa Green Goal™ define diretrizes para um Campeonato Mundial não agressivo ao ambiente, que constitui a base da concepção arquitetônica e o conceito de equipamentos técnicos.

Os sistemas MEP (Instalações Prediais) possuem grande influência no conforto, na facilidade de uso, manuseio, consumo de energia, manutenção e reparo e, portanto, sobre todo o ciclo de vida do valor da propriedade.

O objetivo é combinar os grandes temas da mudança climática global, combústíveis fósseis, o uso de energias renováveis, redução de poluentes e proteção dos recursos naturais, a sustentabilidade e a eficiência, ou seja, combinar a ecologia e a economia de tal maneira que o edifício represente um ideal no presente e nos próximos anos.

Para esta finalidade, temos definido um programa de medidas e metas. Algumas destas medidas e as metas são listadas a seguir:

- Certificação de acordo com o LEED do Conselho de Prédios Verdes dos EUA (US Green Building Council) e do Conselho Prédios Verdes do Brasil.
- Apreciação dos requisitos da Meta Verde (Green Goal)
- Utilização de sistemas de economia de água
- Utilização de águas de chuvas, infiltração de águas pluviais
- Trocadores de calor altamente eficientes
- uso da luz do dia
- Simulação de edifício dinâmico
- Sistemas de iluminação altamente eficientes
- Ventilação e refrigeração natural
- Refrigeração Pré-livre
- Uso de energia geotérmica
- sistemas de controle de edifícios inteligentes
- Planejamento considerando o ciclo do custo de vida

Ventilação natural

Com um revestimento em chapa metálica termo_ absorvente e resfriado com água pulverizada, que é armazenada em coletores subterrâneos de água da chuva, o sistema simples e sustentável adequa-se perfeitamente à filosofia “Green Goal” (Gol Verde) de uma Copa do Mundo sustentável.

Uma vez que o teto possui áreas penas parcialmente translúcidas, as sombras ajudarão ainda mais a limitar o ganho e calor nos lugares destinados ao público.

A ventilação natural deve ser controlada por persianas com membranas móveis translúcidas, integradas às aberturas do teto

Conceito energético

Nas salas de controle, por meio de uma unidade combinada de calor e energia, é gerada a energia a partir de bioetanol.

Esta energia alimenta dispositivos elétricos, como o sistema de holofotes para o estádio. O calor residual da unidade combinada de produção de calor e energia é utilizado para o processo de desumidificação absorbativa nas unidades de movimentação de ar.

Coleta da água da chuva

A água da chuva é conduzida através de um dreno de telhado com sistema de sifão para as salas de controle, é recolhida em um reservatório e fornecida para a irrigação do gramado, bem como para a descarga de banheiros.

Além disso, água do lencol freatico, é usada para o pré-resfriamento do ar externo e é recolhida no reservatório. Isto significa resultados em um alívio do fornecimento público de água potável.

Pré-refrigeração do ar

Para pré-resfriar o ar, alem de túneis subterrâneos, é utilizada água fria do lençol freático. Para obter uma desumidificação mais eficiente, é previsto o uso do calor residual da unidade combinada de produção de calor e energia. A unidade combinada de produção de calor e energia é alimentada por bioetanol regenerativo e neutro em relaçao ao CO2.

Conceito de Hcv

As salas de controle ficam localizadas no Nível -01 no lado norte ou sul do estádio. Estas salas de controle acomodam a unidade combinada de produção de calor e energia, os transformadores, as unidades de movimentação de ar, etc.

Cada sala de controle é conectada com o anel de serviço rodoviário, através de dois túneis subterrâneos. O ar externo ou de escapamento é conduzido através destes túneis:"

Empresa GMP

Galeria de algumas imagens do projeto original

Vista dos torcedores dos aneis superiores.

O lado externo da Arena da Amazônia.

Vista superior do projeto em toda sua extensão.

Um dos camarotes que abrigarão grandes personalidades ao longo dos jogos.

Um dos espaços destinado ao entretenimento dos torcedores.

0 comentários:

Postar um comentário