sexta-feira, 11 de março de 2011

Nacional x Fast - "Clássico Pai e Filho"

O início deste tradicional clássico do futebol amazonense está inteiramente ligado ao motivo da fundação do Nacional FAST Clube, então vejamos como tal fato aconteceu:

História de fundação do Nacional FAST Clube

"Quando o Coronel Leopoldo Mattos (Delegado Fiscal do Mato Grosso, no Amazonas) presidia o Nacional Futebol Clube, em Assembléia Geral solicitada pelo capitão do time, zagueiro Rodolpho Gonçalves, o Dr. Waldemar Pedrosa, membro do conselho Superior do clube, propôs que fosse alterado um dispositivo estatuário que obrigava o atleta a pagar mensalidade de cinco mil reis e sem direito a voto.

O fato deu a origem da fundação de um novo clube de futebol no Amazonas, o Nacional FAST Clube, no dia 8 de julho de 1930.

As iniciais seriam as mesmas do Nacional Futebol Clube e houve uma proposta para que o escudo tivesse uma estrela.

Ao professor Carlos Mesquita, da cadeira de inglês do antigo Ginásio Amazonense, coube a tarefa de indicar a palavra com a letra inicial "F", sendo escolhida FAST, significado lépido, ligeiro. E assim ficou: Nacional FAST Clube."


 
Escudo criado com a estrela proposta durante a fundação do clube.

O "Clássico Pai e Filho" é assim determinado, pois sempre que ambas as equipes se enfrentavam, a crônica esportiva os denominavam "Pai e Filho", ao passar do tempo, a expressão deu nome ao clássico.

História de fundação do NACIONAL Futebol Clube

A história remonta aos primeiros dias de 1913, onde o Dr. Edgar de Melo Freitas, até então presidente do Manaós Sporting, separa-se do clube para fundar um dos times de maior tradição do Estado.

Um dos motivos da separação foi o desentendimento entre o presidente e o capitão do Manaós, o Manuel Fernandes da Silva (Fernandinho), após uma reunião que discutia determinado artigo do Estado do Clube. Com uma oposição enriquecida com a presença do Sr. José Marçal dos Anjos, membro de uma tradicional familia Manauense, o presidente consolidou sua saída do clube.

No dia 13 de Janeiro de 1913, funda-se a associação esportiva com nome de Eleven Nacional , em uma casa familiar situada na avenida 7 de Setembro. Tempo depois, o nome foi alterado para Onze Nacional, depois de uma crítica de autoria do professor Coreolano Durand, onde argumentava não compreender um time formado por jogadores brasileiros ter um nome de origem estrangeira.

Na Rua Saldanha Marinho em 1930, finalmente é alterado o nome Onze Nacional para Nacional Futebol Clube.


Escudo do NACIONAL Futebol Clube.

Segundo estatísticas estipuladas, temos os seguintes números do confronto:

Jogos: 124
Vitórias do Nacional FAST Clube: 29
Vitórias do NACIONAL Futebol Clube: 69
Empates: 26
Gols do Nacional FAST Clube: 104
Gols do NACIONAL Futebol Clube: 202
Saldo de gols: 98 gols favoráveis ao NACIONAL.

Fonte: Carlos Zamith (Jornalista renomado sobre a história do futebol no Amazonas).

0 comentários:

Postar um comentário