quarta-feira, 16 de março de 2011

São Raimundo - "Tri" do Norte [Parte I]

O jornal "A Crítica", neste último domingo, contemplou o torcedor amazonense com matérias comemorativas aos 10 anos do tricampeonato da Copa Norte conquistada pelo  São Raimundo Esporte Clube. Vejamos agora  a primeira matéria:

"Parte I - São Raimundo comemora “Dez Anos do Tricampeonato do Norte” - Mãos salvadora

Série relembra os dez anos da conquista do tri da Copa Norte, um dos últimos grandes momentos do futebol local até aqui. O herói deste título? O eterno goleiro Naílton

Naílson segurou o último pênalti fazendo o Vivaldão explodir de alegria (Arquivo/ AC)

Na próxima sexta-feira, dia 18, o tricampeonato da Copa Norte conquistado pelo São Raimundo - último título de relevância nacional vencido por um clube amazonense - completa uma década. Para relembrar o feito histórico do Tufão da Colina, o CRAQUE conta a partir de hoje em uma série de reportagens, os detalhes de como o time amazonense deixou o limbo, se tornou o “Rei do Norte” e caiu novamente no esquecimento.

 Para começar a série voltamos no tempo até a tarde nublada do domingo, 04 de abril de 1999. Todos os caminhos de Manaus pareciam apontar para apenas um local naquele dia: o Estádio Vivaldo Lima. 47.211 torcedores se espremiam nas arquibancadas, cadeiras e gerais do Vivaldão. Isso sem contar as filas quilométricas de torcedores do lado de fora do estádio, que mantinham a esperança de conseguir um ingresso.

Mas quem causava todo este alvoroço? Seleção Brasileira? Flamengo, Vasco ou outro time de Série A? Não. Os responsáveis pelo 2º maior público da história do “finado” Vivaldão foram São Raimundo e Sampaio Corrêa, que decidiam a Copa Norte naquela tarde. Os amazonenses estavam “engasgados”, com a derrota para o mesmo time em 1998. Desta vez, no jogo de ida em São Luiz, o Tufão venceu por 1 a 0. Gol de Luíca. Nada comparado ao impacto de jogar em casa, num estádio lotado.

 “Quando vi o Vivaldão completamente lotado e torcendo pela nossa equipe eu fiquei atônito. Não sabia o que fazer. Foi uma emoção que eu nunca havia passado”, revelou Marquinhos, lateral-direito do Tufão em 99, e atual treinador do Operário. Mas nenhum dos quase 50 mil torcedores que esteve no Vivaldão imaginava que seria tão difícil, tenso e emocionante, conquistar o Norte pela primeira vez.

Ficha Técnica

São Raimundo 1(3) Naílton Marquinhos Frei Donizete Luís Cláudio Murica (Luíca) Zedivan Marcos Luiz Alberto (Delmo) Neto Niltinho(Genival) T , A. Lana
Sampaio Correa 2 (1)  Gabriel William Ronald Cedral Romero Toninho Renato Waldson Djair (Edmundo) Irineu (Edson C.) J. Lenzi (Juruna) T , Arturzinho Estadio: Vivaldo Lima
Espectadores: 47.211. Arbitro: Jamir Garcez (DF) Gols: Jairo Lenzi aos 20/1º T e Waldson aos 28/2º T (Sampaio) Neto aos 15/2ºT (S. Raimundo).

Emoção até a última cobrança

O título seria garantido nas cobranças de pênalti novamente. E as mãos de Naílton, o goleiro titular que acabara de se recuperar de uma contusão no joelho, foram decisivas na conquista. No tempo normal, o jogo foi tenso.

Após suportar a pressão inicial do Tufão, o Sampaio marcou aos 20 minutos de jogo, com o atacante Jairo Lenzi. Ele recebeu de costas dentro da área, girou e acertou um belo chute. Aos 15 do 2º tempo, quando a apreensão dominava o Vivaldão, o meia Neto (que hoje joga no Sertãozinho-SP) recebeu de Niltinho um pouco antes da meia lua da grande área e mandou um chute forte de perna esquerda.

A bola entrou no canto direito do goleiro Gabriel e o Vivaldão explodiu em êxtase com o empate. Mas, aos 28 minutos, o meia Valbson, acertou outro chute forte de longe, no ângulo de Naílton, 2 x 1 e foi pros pênaltis. Marco Luiz, Frei e Genival converteram para o Tufão.

Djair marcou para os maranhenses, mas Romero e Valbson cobraram por cima do gol de Naílton. Delmo poderia garantir o título, mas Gabriel defendeu. Edmundo foi para a bola, bateu no meio do gol e Naílton garantiu o título. “Fiz tratamento durante toda a semana do jogo. Mas o gol do Luíca, em São Luiz, nos deu tranquilidade aqui em Manaus”, relembrou Naílton."



A última cobrança do São Raimundo

Cobrança de pênaltis - São Raimundo 3x1 Maranhão

Genival marca o último gol da disputa.


Marca no canto alto esquerdo.


Reportagem sobre o jogo final da Copa Norte de 1999

0 comentários:

Postar um comentário