quarta-feira, 16 de março de 2011

São Raimundo - "Tri" do Norte [Parte II]

O jornal "A Crítica" neste último domingo, contemplou o torcedor amazonense com matérias comemorativas aos 10 anos do tricampeonato da Copa Norte conquistada pelo  São Raimundo Esporte Clube. Vejamos agora  a segunda matéria:

"Parte II - São Raimundo comemora dez anos do Tricampeonato do Norte - Dupla Infernal

O bicampeonato da Copa Norte veio em 2000, contra o Maranhão Atlético Clube (MAC). Quem foram os heróis? Uma dupla inesquecível: Delmo e Marcelo Araxá

Delmo sonha em ser técnico do Tufão da Colina (Antônio Lima)

Eles formaram a dupla de ataque de maior sucesso do período áureo do São Raimundo. Começaram a atuar juntos no segundo semestre de 1999, quando levaram o clube ao terceiro lugar na Conmebol e ao vice Campeonato Brasileiro da Série C. No auge do entrosamento, no ano 2000, Delmo e Marcelo Araxá “tocavam o terror” nas defesas adversárias do Norte do país. E com um gol de cada um, o Tufão fez 2 a 0 no Maranhão Atlético Clube (MAC), na noite de 1º de março de 2000, e garantiu sua segunda taça de campeão da Copa Norte em um Vivaldão lotado.

 Apesar de já terem pendurados as chuteiras, os heróis desta conquista não conseguiram se desligar do mundo do futebol. Araxá que jogou profissionalmente pela última vez em 2005, chegou a ser supervisor de esportes (uma espécie de Secretário Municipal) em sua cidade natal. Após a “aventura” política, o ex-matador do Tufão virou dirigente. Atualmente ele é diretor de futebol do Uberlândia-MG. Os momentos que o atacante viveu com a camisa azul e branca do time amazonense não saem de sua memória. “Os melhores momentos da minha vida profissional foram no São Raimundo. De todos os clubes em que eu joguei, minha melhor parceria foi com o Delmo. Só em 2000 nós fizemos mais de 50 gols. Dá muita saudade”, lembrou Araxá, que só possui uma frustração quando o assunto é São Raimundo: não ter jogado no Tufão com o filho, o meia Marcelinho “Araxá”, 18. “Se isso tivesse acontecido, seria bom demais”, declarou o eterno camisa 7 do Tufão.

O homem gol

 Delmo e São Raimundo possuem uma relação quase umbilical. Último grande ídolo do futebol amazonense, o artilheiro só não perde uma de suas características mais marcantes: a simplicidade. Após disputar o 1º turno do Estadual 2010 com a camisa do Tufão e marcar dois gols, Delmo resolveu parar. “Se voltasse a treinar hoje até dava pra jogar. Mas não tenho mais condições pra suportar isso”, contou. Desde fevereiro deste ano, Delmo comanda cerca de 60 garotos nas escolinhas do São Raimundo, ao lado do ainda zagueiro Donizete. “Ensinamos os fundamentos básicos do futebol aqui. Já percebemos alguns destaques”, disse Delmo."

Reportagem sobre o jogo da final da Copa Norte de 2000

0 comentários:

Postar um comentário