quinta-feira, 17 de março de 2011

Torcidas Organizadas

O caso das Torcidas Organizadas ainda é um assunto de grande polêmica e controvérsias, a fim de colocar os dois lados da moeda é que faço esta matéria.

Conceito

"Torcida organizada é a denominação dada a uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil. A maioria das torcidas brasileiras são uniformizadas, ou seja, seus membros usam roupas com a marca da própria torcida. No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi a Charanga do Flamengo, fundada em 1942, por Jaime de Carvalho, durante a realização de um Fla-Flu disputado no Estádio de Laranjeiras."


Hooliganismo

"O termo hooligan tem sido utilizado pelo menos desde meados da década de 1890 - quando foi usado para descrever o nome de uma gangue de rua em Londres - aproximadamente ao mesmo tempo que as gangues de rua de Manchester, conhecidas como as "Scuttlers" foram ganhando notoriedade. [...] Mais tarde, como o significado da palavra mudou um pouco, nenhuma das alternativas possíveis, tinha precisamente a mesma indicação de uma pessoa, geralmente jovem, que é membro de um grupo informal e comete atos de vandalismo ou dano criminal, começa brigas, e que provoca perturbações, mas não é um ladrão. [...] As palavras hooliganismo e hooligan começaram a ser associada com a violência nos esportes, em especial a partir da década de 1960 no Reino Unido com o hooliganismo no futebol."


Ato de violência de hooligan na Inglaterra.


Os hooligans ingleses foram os primeiros casos de violência entre torcedores no futebol, em 1980 já se via casos de multidões em estádios de futebol brigando. Veja um trecho do jornal Inglês The Times do dia 30 de Outubro de 1890:

"O que temos a ver com o hooligan? Quem ou o que é responsável por seu crescimento? Toda semana, algum incidente deixa claro que determinadas zonas de Londres são mais perigosas para o transeunte pacífico do que as recônditas regiões da Calábria, Sicília ou Grécia, outrora clássicos refúgios de bandoleiros. Todo dia, em algum tribunal, são narrados detalhes de atos de brutalidade, cujas vítimas são homens e mulheres inocentes. Enquanto o hooligan maltratava unicamente o hooligan - enquanto ouvíamos falar principalmente dos ataques e contra-ataques de bandos, ainda que por vezes munidos de armas mortais -, a questão era bem menos premente do que se tornou agora... Não há como olhar sem inquietação, contudo, para a insistente recorrência de explosões de violência por parte de marginais, o sistemático desrespeito à lei por parte dos grupos de garotos e rapazes que representam o terror da vizinhança em que habitam.

Nossos hooligans vão de mal a pior. Eles são uma degeneração no organismo político, sendo a pior circunstância o fato de estarem se multiplicando e que as juntas educacionais e prisões, os magistrados da polícia e os. filantropos não parecem contribuir para regenerá-los. Outras grandes cidades podem se livrar de elementos mais perniciosos ao Estado. Não obstante, o hooligan constitui uma odiosa excrescência de nossa civilização."


Hooligan sévio com um sinalizador em um jogo entre seu país e a Itália.


Violência 

Torcida Organizada e violência parecem duas palavras que muitas vezes parecem sinônimas por grande parte das pessoas, mas a generalização não é o caminho para o entendimento do problema.

O ponto que os representantes enfatizam, é a dificuldade em identificar os integrantes que aderem as TO's como pretexto para praticarem atos de violência e selvageria. Um sistema jurídico "frouxo" na aplicação de pena aos infratores contribuem na ida destes marginais, pois sabem que não serão punidos.

O aumento dos casos de Torcidas Organizadas que incitam a violência com gritos de guerra, lemas, músicas. Apenas reflete uma sociedade que põe aspectos culturais, econômicos e políticos em segundo plano, onde escancara-se a instabilidade de uma juventude que cresce em meio a desigualdades sociais, marginalidade, violência e descaso.

Uma pesquisa feita em 1995 constatou que a grande maioria dos associados em Torcidas organizadas são da faixa etária de 18 a 24 anos. Veja o gráfico:

Gráfico dos associados em TO's.


Apoio aos times

As Torcidas Organizadas apresentam um papel importantíssima no apoio aos clubes que defendem. Quem não gosta da festa, animação e vibração que elas têm ao longo dos jogos? Muitas vezes são por causa delas que um time não cai no esquecimento. O jornalista da ESPN, Mauro Cezar Pereira, resumiu de maneira perfeita:

"[...] Sim, senhoras e senhores, a mídia que tanto critica as torcidas organizadas, muitas vezes com todos os motivos para isso, não cansa de exibí-las. E não é só na TV, jornais, revistas, sites, praticamente todas as vezes em que o objetivo é mostrar a beleza da festa feita pelos torcedores, as facções são destacadas. É que não tem graça mostrar o pessoal da cadeira especial sentadinho chupando picolé. [...]"

Mancha Negra apoiando o Rio Negro.

Esquadrão Tricolor apoiando o Fast.


Furacão Azul e TufãoGol apoiando o São Raimundo.


Apaixonaça apoiando o Nacional.


Torcida Leões da Velha Serpa apoiando o Penarol.


Projetos sociais

Muitos não sabem, mas várias Torcidas Organizadas desempenham um papel social importante na arrecadação de alimentos e roupas, campanhas de doação de sangue, entre outros.

Vejamos alguns exemplos:

Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI)

"O Grupo de Doadores de Sangue do Grupo de Ação Social da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI) promove hoje (03), às 14h30, na sede do Hemoba, na Vasco da Gama, a segunda doação de sangue. A ideia da diretoria da TUI é contar com todos os associados e torcedores rubro-negros.
Os 20 primeiros doadores ganharão uma camisa da Campanha “Todo Rubro-negro é Sangue bom."

Fonte: http://www.consuladosocial.com.br/?p=67880


Torcida Organizada BAMOR

"A Torcida Organizada Bamor está promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas para as vitimas das chuvas em Salvador.

O Esporte Clube Bahia apoia a iniciativa da Bamor e incentiva o torcedor tricolor a participar deste ato de solidariedade.

Quem quiser colaborar pode entregar alimentos não pericíveis e roupas usadas na Loja da BAMOR (R.Corpo Santo 31, Comércio) ou levar para o Estádio de Pituaçu, no domingo, no jogo do Bahia contra o Bahia de Feira.
"


Torcida Organizada Império Alviverde

"O projeto “Torcendo com Responsabilidade Social”, idealizado pela torcida organizada Império Alviverde é uma continuidade de um trabalho de pacificação de torcedores iniciado em 2001 através do Projeto Anti Violência1, desenvolvido por esta organizada. Conta-se com características similares às adotadas na Eurocopa 2004 e Copa do Mundo 2006: o Low Profile2, método de atuação da polícia estudado pelo Dr. Clifford Stoot, da Universidade de Liverpool, Inglaterra.
A atuação em parceria com a administração pública, entidades privadas, Terceiro Setor, Ministério Público e torcedores é visada no andamento do projeto assim, realizando ações correlatas à manutenção geral de entidades que atendem crianças e/ou jovens carentes."

Fonte: http://www.torcidasocial.com.br/blog/?page_id=2

0 comentários:

Postar um comentário