terça-feira, 26 de abril de 2011

Rio Negro x Nacional - "Clássico RIO-NAL"

O confronto entre Rio Negro e Nacional dá vida ao clássico de maior rivalidade e história do estado. Os dois times são datados de 1913 e um ano depois começaram essa ferrenha disputa que mexe com o sentimento de milhares de torcedores espalhados pelo estado e pelo mundo.

Rio Negro e Nacional

A denominação RIO-NAL foi introduzida pela primeira vez em 1968 no Jornal do Comércio pelo jornalista Guilherme Gadelha (subsecretário) que na publicação de uma matéria sobre um jogo dos dois times, acrescentou a um espaço que sobrava os dizeres "RIO x NAL". No dia posterior a manchete ganhou atenção do grande público e daí por diante o apelido ficou associado ao nome do clássico.

Trecho da matéria que deu nome ao clássico.

A primeira disputa é registrada do dia 2 de Março de 1914 com uma sonora goleada nacionalina por 9 a 0, a partida foi disputada no campo do Bosque Municipal (local da atual avenida Constantino Nery). A competição foi organizada pela Liga Amazonense de Foot-ball. O jogo do returno deste mesmo campeonato, o Nacional voltou a golear o Rio Negro, mas agora com 12 a 0 no marcador.

Ao longo desses 97 anos de clássicos o confronto entre as duas agremiações marcaram finais de Campeonatos Estaduais, Copas do Brasil, Campeonatos Regionais e Brasileiros de variadas divisões. Apesar do momento difícil por qual vive o futebol amazonense, esta disputa ainda é motivo de muitas discussões e rivalidade entre torcedores.

Texto baseado do site  http://www.bauvelho.com.br

Segundo estatísticas registradas, temos as seguintes estatísticas do confronto:

Jogos: 162
Vitórias do NACIONAL Futebol Clube: 60
Vitórias do Atlético RIO NEGRO Clube: 41
Empates: 61
Gols do NACIONAL Futebol Clube: 192
Gols do Atlético RIO NEGRO Clube: 149
Saldo de gols: 43 gols favoráveis ao NACIONAL Futebol Clube.

Fonte: Júnior SICSU

0 comentários:

Postar um comentário