sexta-feira, 22 de abril de 2011

São Raimundo x Sul América - "Clássico Galo Preto"

O clássico "Galo Preto" tem um nome que remete a trabalhos de macumba, e realmente, a atividade macabra está ligada ao nome dado, porém nada mais era que artifício para atrair torcedores ao estádio. Bem, convido-lhes a mergulhar numa viagem nostálgica que explicará mais um causo intrigante deste esporte apaixonante que é o futebol.

São Raimundo e Sul América

O jogo que iniciou essa disputa ferrenha entre São Raimundo e Sul América é datado de 5 de Agosto de 1956 e o local do confronto era o saudoso Parque Amazonense. Como os dois times situavam-se em bairros vizinhos, São Raimundo e Glória (Sul América), os torcedores resolveram encontrar um jeito de atrair a atenção do torcedor para que naquela data tivéssemos um grande público para prestigiar o jogo.

Símbolo do clássico entre São Raimundo x Sul América.

A semana que antecedeu a disputa foi regada de vários boatos que os torcedores do Sul América estavam fazendo trabalhos de macumba com galinha preta, garrafada, pau d'angola e etc, afim de que assim tornassem ganhadores. O boato rapidamente ganhou força e como era de se esperar, no dia do jogo o Parque Amazonense estava lotado com torcedores levando bandeiras, em sua maioria eram residentes dos bairros de onde se originou o boato.

O jogo foi emocionante com as torcidas fazendo a maior festa nas arquibancadas, porém a do São Raimundo era a mais animada. O primeiro gol saiu de uma cobrança de pênalti cobrada por Beleleu (exímio cobrador) que fez com que a torcida do São Raimundo quase colocasse o estádio abaixo. No segundo tempo Chicão ampliou o marcador e Alemãozinho ainda descontou para o Sul América. O marcador de 2 a 1 favorável ao São Raimundo marcou este jogo inicial e histórico do clássico.

O público registrado foi de 3.620 pagantes que fez ter uma renda de Cr$72.410,00 o até então recorde da época.


Segundo estatísticas registradas, temos as seguintes estatísticas do confronto na era do profissionalismo (a partir de 1964):

Jogos: 87
Vitórias do SÃO RAIMUNDO Esporte Clube: 42
Vitórias do SUL AMÉRICA Esporte Clube: 25
Empates: 20
Gols do SÃO RAIMUNDO Esporte Clube: 146
Gols do SUL AMÉRICA Esporte Clube: 102
Saldo de gols: 44 gols favoráveis ao SÃO RAIMUNDO.

Fonte: Carlos Zamith (Jornalista renomado sobre a história do futebol no Amazonas).

0 comentários:

Postar um comentário