domingo, 29 de maio de 2011

Nacional é Campeão da Taça Cidade de Manaus [2º Turno]

Neste Sábado (28/05/2011) aconteceu a disputa pela Taça Cidade de Manaus (2º Turno do Campeonato Amazonense) entre Penarol e Nacional no município de Itacoatiara às 15 horas.

A Crítica - Título vai para o leão da capital. (Márcio Melo)

Penarol 2x2 Nacional (Pênaltis: 3x4) - Estádio Floro de Mendonça - 15 horas

Gols: 1º Tempo - 34' Luiz Felipe (Penarol): 2º Tempo - 28' Charles (Penarol); 33' Titton (Nacional); 36' Titton (Nacional)

Cobrança de pênaltis: Penarol - Lídio; Kitó; Adriano; Esquerdinha*; Zezé*
                                    Nacional - Miro; Amaralzinho; Catatau; Edinho*; Vinícius.

* Perdeu a penalidade

No estádio Floro de Mendonça, Penarol e Nacional disputaram a Taça Cidade de Manaus que equivale ao returno do campeonato estadual. Caso o time de Itacoatiara conquistasse a vitória, o campeonato acabaria de forma antecipada, porém se o time da capital levasse o título, obrigaria a realização de mais dois jogos finais valendo o estadual.

A primeira etapa foi marcado em seus primeiros minutos pela forte marcação das duas equipes no campo do adversário. Logo aos 4 minutos Igor Carlos abre pela direita para Catatau cruzar, mas Titton chega atrasado e a zaga penarolense tira. O time nacionalino é melhor e consegui dominar o meio-campo acuando o adversário em seu campo de defesa. O Penarol chega com perigo apenas aos 22 minutos com Charles fazendo boa jogada pela lateral direita, mas o cruzamento sai nas mãos do goleiro Douglas. Aos 26 minutos novamente o time mandante ataca, Kitó lança na área, porém o zagueiro nacionalino desvia e Charles de forma acrobática tenta ainda por a pelota a gol. Em seguida o Nacional responde com boa jogada de Titton pelo setor direito que toca para Kena na frente da área que abre e chuta para uma excelente defesa de Rascifran.

O gol sai aos 38 minutos, Luiz Felipe começa a jogada no meio-campo e toca na esquerda para Charles que devolve novamente para o meia chutar sem chances para o goleiro Douglas, o Penarol abria o placar para desespero do Nacional melhor em campo.

Após o gol o Leão da Velha Serpa melhora na partida e se torna mais presente no campo adversário. Aos 37 minutos Luiz Felipe cruza para o zagueiro Júnior Bahia que de peixinho quase marca, mas Douglas salva. A partida vai ao seu intervalo com a vantagem de 1 a 0 e um Penarol motivado para a etapa complementar.

A segunda etapa  começa novamente com o Nacional pressionando o adversário. Aos 2 minutos uma falta é "chuveirada" na área, a bola fica "viva", porém  ninguém complementa a gol. Aos 4 minutos novamente o Naça chega após cruzamento, porém Kena ao invés de cabecear, tenta dominar e acaba desperdiçando boa chance. A pressão era total e aos 9 minutos Igor Carlos dá um passe açucarado para Kena fazer bela jogada, mas demora na finalização e Lídio tira para linha de fundo.

As substituições começam e a história da partida começaria a mudar. O técnico Uidemar Oliveira (Penarol) tira o lateral Marcos Pezão (machucado) e põe Esquerdinha em seu lugar, logo em seguida tira o meia Luiz Felipe e põe o volante Siboy para reforçar sua marcação e tentar retomar o meio-campo perdido durante todo o jogo. Já Adinamar Abib tira Igor Gaúcho, homem de marcação, e põe Deucinei, jogador mais ofensivo.

Aos 18 minutos o Nacional é só ataque e após toque de Igor Carlos, Amaralzinho experimenta de longe e o goleiro Rascifran espalma de qualquer maneira para evitar o gol de empate.

As substituições continuam, por parte do Penarol sai o centro-avante Marinho e entra Zezé, meia veloz que daria velocidade nos contra-ataques. Já o comandante nacionalino tira mais um jogador de marcação, He-man, e põe o meia-atacante Edinho Canutama para reforçar as investidas ofensivas.

O erro aparente de Adinamar se evidencia com o gol penarolense marcado em um contra-ataque puxado pelo zagueiro Lídio que avança o meio-campo e toca para o artilheiro Charles bater com categoria na saído de Douglas, isso tudo aos 28 minutos, o placar é ampliado e neste momento já se ouvia por parte da torcida "BICAMPEÃO BICAMPEÃO BICAMPEÃO"

Tudo conspirava para uma inevitável vitória penarolense e o fim do campeonato, porém os deuses do futebol ainda reservavam muita emoção. O gol do Naça sai aos 33 minutos com Titton cabeceando com categoria após lançamento de Amaralzinho para a grande área. O 2 a 1 deixaria apenas a partida mais dramática do que já era.

O que parecia quase impossível aconteceu. Aos 36 minutos novamente Titton marca e empata a partida após Edinho Canutama ganhar bola pela lateral esquerda e tocar para Kena cruzar na cabeça do atacante oportunista.

Os minutos restantes mostravam duas equipes que não queriam dar chance ao azar e iam ao ataque de forma cometida, pois na altura do campeonato qualquer vacilo seria fatal. Os 90 minutos se passam e o confronto estava fadada a disputa de pênaltis.

As primeiras três séries de penalidades foram todas convertidas com extrema categoria tanto por parte do Penarol (Lídio, Kitó e Adriano) quanto por parte do Nacional (Miro, Amaralzinho e Catatau). Porém na quarta série o lateral Esquerdinha (Penarol) que havia substituído Marcos Pezão chuta mal para a defesa de Douglas, o mesmo acontece com Edinho (Nacional) que por coincidência também substituíra He-Man ao longo do jogo. Na última série de penalidades, Zezé (Penarol) até que chuta bem, mas Douglas defende de forma espetacular, já o meia-atacante Vinícius não desperdiça sua penalidade e garante o título da Taça Cidade de Manaus para o Leão da Vila Municipal, o Nacional.

PARABÉNS NACIONAL!!!

0 comentários:

Postar um comentário