domingo, 14 de agosto de 2011

Série D 2011 - Penarol/AM 2x0 Plácido de Castro/AC

Neste sábado (13/08/2011) houve a abertura da 5º rodada no grupo A1 da Série D com a partida envolvendo o representante amazonense Penarol e o até então líder isolado Plácido de Castro. O Leão da Velha Serpa teve uma semana pré-jogo de comemoração aos 64 anos de existência no futebol, porém as festividades resumiram-se fora de campo, pois dentro das quatro linhas o elenco trabalhou de forma duro e incessante para o confronto decisivo contra o perigoso e veloz time acreano.

FICHA DO JOGO

PENAROL/AM 2X0 PLÁCIDO DE CASTRO/AC

Estádio: Floro de Mendonça, em Itacoatiara (AM)
Data/hora: 13/08/2011, às 15h30min (de Manaus)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza/SP (CBF-1)
Assistentes: Jander Rodrigues Lopes/AM e Luis Rodrigues da Costa/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Ingressos: R$ 10,00 (Preço único)
Público: Pagantes - 868
Renda: R$ 8.680,00

PENAROL: Titulares - Rascifran; Amaral; Junior Bahia; Ferreira; Marcos Pezão; Siboy; Tussi; Celsinho (Neilson); Fininho (Kitó); Nilton Goiano (Neuran) e Fábio Bala. Técnico - Uidemar de Oliveira. Suplentes - Raul; Marinho; Paulo de Tárcio; Neuran; Neilson; Douglas e Kitó.

PLÁCIDO DE CASTRO: Titulares - Máximo; Bruno; Iesley (Kemps); Ray Manaus (Zico); Thiaguinho (Uilian); Lucas; Araújo; Rogério; Renato; Leonardo e Renan Carioca. Técnico - Luís Carlos. Suplentes - Douglas; Dieguinho; Danilo Mendes; Batista; Uilian; Kemps e Zico.

Gols: 23/1T - Celsinho (Penarol) e 44/2T - Fábio Bala (Penarol)

Cartões amarelos: 27/1T - Junior Bahia (Penarol); 27/1T - Gilson Tussi (Penarol); 28/1T - Celsinho (Penarol); 6/2T - Araújo (Plácido de Castro) e 48/2T - Rascifran (Penarol)

Cartões vermelhos: 35/1T - Junior Bahia (Penarol)

ANÁLISE DO JOGO

1º TEMPO

A partida inicia e de cara o Penarol sentiu o que o esperava ao longo dos 90 minutos, um time compactado que pressiona o adversário em seu campo de defesa, esta era a proposta do Plácido de Castro. Aos 6 minutos, o primeiro lance de perigo por parte do time acreano, boa trama na entrada da área e falta cometida, porém na cobrança a barreira desvia para a linha de fundo. O Leão da Velha Serpa tenta a resposta aos 10 minutos,  Fábio Bala abre bem o jogo, mas o passe sai defeituoso e a zaga tira sem dificuldade. O Plácido chega com perigo aos 16, Leonardo limpa a jogada na frente da grande área e manda um chutaço, a bola passa assustando o goleiro Rascifran. Até o momento o jogo era pegado no meio-campo com o time penarolense buscando penetrar o sistema defensivo adversário que não dava espaços.

Site do Penarol - O meia Celsinho comemora o lindo gol.

Aos 23, o momento esperado pela apaixonada torcida penarolense acontece, jogada que começa no meio-campo com Amaral que toca para Fininho na entrada da área, este divide com o zagueiro adversário e de bico de chuteira manda pra trás e o meia Celsinho dispara um chutaço indefensável no ângulo superior direito do goleiro Máximo que nada pode fazer. O placar está inaugurado com Penarol 1x0 Plácido de Castro.

Site do Penarol - Rascifran se preparando para salvar o time de Itacoatiara.

Não há tempo nem para comemorar e três minutos depois, Marcelo Aparecido quis aparecer, após batida de escanteio o árbitro assinala penalidade máxima cometida pelo zagueiro Junior Bahia que recebe cartão amarelo, na sequência Celsinho também recebe por reclamação. O jogador Ieslei se prepara para a cobrança, defendendo a meta está Rascifran que veste o uniforme comemorativo aos 64 anos da fundação do clube, o zagueirão cobra no meio e o arqueiro penarolense predestinado salva com os pés e garante até o momento a vantagem do time.

Em um contra-ataque placiano feito aos 34 minutos, Junior Bahia interrompe com uma falta e a consequência do anti-jogo é o segundo amarelo e expulsão do atleta penarolense. O técnico Uidemar não tem muita a fazer, dois minutos depois tira o centroavante Nilton Goiano para recompor seu setor defensivo com o zagueiro Neuran.

A tarde era realmente do representante amazonense, mesmo com um a menos o time chega a marcação do segundo gol. Aos 44 minutos o lateral-esquerdo Marcos Pezão bate escanteio na área, a defesa adversária vacila e Fábio Bala vem, desculpem o trocadilho, como uma bala e de cabeça manda para o fundo das redes do goleirão Máximo, o primeiro tempo termina com o placar de 2 a 0 favorável ao Leão de Itacoatiara.

2º TEMPO

Os dois técnicos mexem para o início da etapa complementar, pelo lado penarolense sai o meia Fininho e entra o meia-atacante Kitó, já do lado placiano sai o zagueiro Ieslei e entra o atacante Kemps. Com as substituições percebe-se que o técnico Uidemar visa por velocidade no contra-ataque, já o treinador Luís Carlos põe mais um jogador ofensivo, visto que o adversário está com um a menos.

O panorama inicial retrata a temática de todo o segundo tempo, o Plácido sempre buscando o ataque e rondando a área adversária, já o Penarol perigoso e rápido nos contra-ataques puxados por seus jogadores de velocidade. Aos 7 minutos mais uma vez o técnico placiano muda e abre cada vez mais o time, desta vez é o zagueiro Thiaguinho que dá lugar a Uilian, a última cartada é dada aos 17 com a saída de outro zagueiro, Rai Manaus, que dá lugar a mais um atacante, Zico.

Site do Penarol - O time mostrou raça e não poupou energia.

Com um time completamente ofensivo e desprotegido defensivamente, o Plácido se torna presa fácil para o Leão do Amazonas que não aproveita uma série de contra-ataques e vacilos do adversário. Aos 21, Celsinho parte na cara do gol e pode chutar ou tocar para o companheiro livre, mas não consegue fazer nenhum dos dois e a zaga tira. O Plácido responde e aos 29 minutos esteve muito perto de marcar, a bola é lançada na área e Leonardo cabeceia para a espetacular defesa de Rascifran que espalma para a linha de fundo. Os dois últimos lances perigosos da partida são do Penarol, aos 36 Kitó parte livre para o gol, porém Máximo espalma para fora, e aos 42 é a vez do goleirão entregar o ouro, mas Neilson demora a chutar e a zaga tira.

Aos 49 minutos o árbitro paulista Marcelo Aparecido de Souza apita fim do jogo e a liderança no grupo é concretizada, apesar do empate nos pontos, o representante amazonense supera no saldo de gols.

Site do Penarol -Uidemar de Oliveira, um dos heróis da vitória.

Propositalmente deixei para comentar no fim a última substituição feita pelo técnico Uidemar de Oliveira que mais uma vez foi um dos responsáveis pela vitória. Aos 23 minutos tira o meia Celsinho que jogava como volante para por o também volante Neilson. Importante frisar a postura do time ao longo de todo o jogo. O time do Plácido de Castro em seus três primeiros jogos sempre viu seus adversários partindo para cima e mesmo dentro de casa jogava nos erros e vacilos. Diferente de todos, o Penarol jogou nos erros do adversário e mesmo com um a menos conseguiu impor seu futebol rápido e veloz com a dupla Celsinho e Amaral no primeiro tempo e Kitó e Neilson no segundo.

VÍDEO DOS GOLS

0 comentários:

Postar um comentário