terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Amazonense 2012 - Regulamento valoriza o primeiro turno

Foto: Site oficial do Penarol
O Amazonense de 2012 promete ser o mais emocionante dos últimos anos, isso porque o regulamento especifica uma particularidade que valorizará a conquista da Taça Estado do Amazonas (1º Fase).

Segundo o documento emitido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) - Em caso de surgir uma segunda vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2012, a vaga será do Campeão do Primeiro Turno do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional de 2012 e subseqüente.

Apesar da vaga ser considerada 'fantasma', a probabilidade dela existir não é pouca, visto que nas três edições da Série D, em todas elas, houveram desistências por clubes da região norte, mais precisamente, Acre, Rondônia e Roraima.

Histórico de desistências

O Campeonato Brasileiro da Série D foi criado em 2009, e logo no seu ano de estreia ocorreram desistências. O Atlético Clube Juventus, representante do Acre, desistiu oficialmente por problemas financeiros, na ocasião, nenhum outro clube demonstrou interesse, ficando, o estado, sem representante naquele ano.

Em 2010, foi a vez de Roraima não ter nenhum clube na competição, porém a CBF repassou a vaga ao Pará, o estado melhor posicionado no Ranking  Nacional de Federações (RNF), com isso, o Cametá Sport Club (4º colocado no Paraense) participou do campeonato.

Em 2011, duas federações que fizeram parte do grupo do representante amazonense, desistiram de participar, foram elas, Rondônia e Roraima. As federações do Amazonas e Mato Grosso, melhor posicionadas no RNF, tiveram a preferência pelas vagas em aberto.

Conselho arbitral

A polêmica envolvendo Fast, Nacional e FAF, pelo preenchimento da vaga na Série D de 2011, foi o que motivou a mudança no regulamento do estadual deste ano. CONFIRA AQUI O IMBRÓGLIO

Na pauta do primeiro Conselho Arbitral esteve a definição do critério para a tão disputada vaga 'fantasma', em comum acordo com a maioria dos clubes presentes, o campeão do Primeiro Turno terá o direito de preenchê-la.

O Campeonato Amazonense de 2012 da Série A dará ao campeão, vaga garantida para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2013, aos dois primeiros, a Copa do Brasil de 2013, além da possível segunda vaga na Série D deste ano.

0 comentários:

Postar um comentário