segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Amazonense 2012 - FAF divulga tabela e regulamento

Na última quinta (25), a Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulgou, oficialmente, a tabela e regulamento do estadual de 2012, a exatos 60 dias do início, várias questões ainda precisarão ser fechadas.

Apesar de definidos os dez times participantes, o CDC Manicoré ainda tem pendências com a Justiça Desportiva, quanto ao pagamento das taxas de arbitragem e multa ao TJD/AM.
Outros pontos serão analisados até o fim da semana, prazo estipulado pelo Diretor de Futebol, Ivan Guimarães, para a divulgação da tabela com locais, horários e mandos de campo fixos, visto que são necessários os últimos acertos com a TV detentora dos direitos de transmissão do campeonato.

Início e término

A competição iniciará no dia 28/01/2012 e terminará no dia 19/05/2012.

Forma de disputa

A competição será disputada em três fases: Primeira Fase (Taça Estado do Amazonas); Segunda fase (Taça Cidade de Manaus); e Fase Final. Diferente de 2011, quando o Manaus Compensão informou sua desistência da competição, em 2012 estão confirmados dez clubes, quatro da capital e seis do interior.

Na Primeira e Segunda Fase os times jogarão entre si, no sistema de rodízio simples, os quatro primeiros colocados jogarão as semifinais, primeiro contra quarto e segundo contra terceiro, as equipes vencedoras de cada fase disputam a Fase Final.

Em 2012, uma novidade, tanto semifinais quanto finais terão jogos de ida e volta, para os clubes de melhor campanha, a vantagem é o mando de campo do segundo jogo em casa, persistindo o empate, disputa de pênaltis.

Cotas de arbitragem

Para evitar incidentes, como o que aconteceu com o CDC Manicoré e Tarumã na Segunda Divisão, a FAF acrescentou no regulamento, o artigo em que especifica o pagamento das cotas de arbitragem em duas parcelas, uma antes do início e a outra na metade do certame.

"Art. 79. A Cota das arbitragens das 18 rodadas da Primeira e Segunda Fase no valor de R$ 10.800,00 (Dez Mil e Oitocentos Reais) para cada entidade participante, deverão ser pagas em 02 (duas) parcelas no valor de R$ 5.400,00 (Cinco Mil e Quatrocentos Reais) cada, a 1º parcela até o dia 20.01.2012 e a 2º parcela 10 dias antes do início da 2º Fase."

Critério para 'vaga fantasma'

A polêmica 'vaga fantasma' para a Série D entrou em pauta no primeiro Conselho Arbitral, na ocasião, foi decidido o critério adotado para um possível surgimento de vaga por desistência de clubes na Série D. Segundo o regulamento:

"Art. 66. A entidade participante que conquistar o título de Campeã do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional de 2012 da Série A, será a representante do Amazonas no Campeonato Brasileiro da Série D de 2013.

Parágrafo Único: Em caso de surgir uma segunda vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2012, a vaga será do Campeão do Primeiro turno do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional de 2012 e subseqüente."

O fato foi motivado pelo incidente ocorrido neste ano. Após a confirmação da desistência de Roraima na competição, a FAF indicou o Nacional para a ocupação da vaga em aberto, o critério alegado foi o Ranking Nacional de Clubes (RNC), decisão contrariada pelo Fast Clube, time vice-campeão amazonense de 2010, competição que originou a vaga do representante amazonense na Série D, o Penarol.

Primeira rodada

Nacional x CDC Manicoré - Estádio do SESI - 15h - Sábado (28/01)
Fast x Iranduba - Estádio Francisco Garcia - 15h30min - Sábado (28/01)
São Raimundo x Princesa - Estádio Álvaro Maranhão - 15h30min - Sábado (28/01)
Operário x Rio Negro - Estádio Gilbertão - 15h30min - Domingo (29/01)
Penarol x Holanda - Estádio Floro de Mendonça - 15h30min - Domingo (29/01)

Clubes participantes

Penarol Atlético Clube (Itacoatiara)
Nacional Futebol Clube (Manaus)
Nacional Fast Clube (Manaus)
São Raimundo Esporte Clube (Manaus)
Operário Esporte Clube (Manacapuru)
Atlético Rio Negro Clube (Manaus)
Princesa do Solimões Esporte Clube (Manacapuru)
CDC Manicoré (Manicoré)
Iranduba da Amazônia (Iranduba)
Holanda Esporte Clube (Rio Preto da Eva)

Estádios disponíveis

Flávio Blande de Oliveira (Manicoré)
Floro de Mendonça (Itacoatiara)
Francisco Garcia (Rio Preto da Eva)
Gilberto Mestrinho (Manacapuru)
Ismael Benigno (Manaus) - Em análise
SESI (Manaus)
Tenente Álvaro Maranhão (Iranduba)

0 comentários:

Postar um comentário