segunda-feira, 19 de março de 2012

Amazonense 2012 - Na dúvida, absolvo a arbitragem

Foto: Ney Mendes
Um lance polêmico amplamente discutido após o jogo entre Nacional e Princesa, ocasião em que o Leão sagrou-se campeão do primeiro turno, deixou muito torcedor com uma pulga atrás da orelha. Afinal, a jogada foi regular ou irregular?

Num contra-ataque puxado aos 47 minutos, o meia Simão recebeu a bola em posição duvidosa, este a levou até a linha de fundo e cruzou para o atacante Renato complementar a gol. Na partida, o assistente Jeová Rodrigues dos Santos assinalou impedimento.

Com as imagens da TV A Crítica, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Amazonense, não é possível afirmar se houve ou não a irregularidade, pelo contrário, aumenta ainda mais a dúvida. Por essas e outras que é de bom-senso relevar um possível equívoco do bandeirinha.

IMAGENS - TV A CRÍTICA

Na primeira imagem, o exato momento do toque do jogador do Princesa para Simão, na ocasião, a TV não registrou a imagem de quem recebeu a bola. Na segunda imagem, o meia Simão aparece, mas com a bola já em trajetória, ou seja, inconclusivo.

Foto: Imagens da TV A Crítica
Na realidade, com os recursos disponíveis é impossível afirmar algo, então é cabível utilizar um princípio usado em qualquer julgamento - IN DUBIO PRO REO (Na dúvida, a favor do réu) - ou seja, na dúvida, absolvo o profissional que precisa decidir em uma fração de segundo a jogada.

O ASSISTENTE É HUMANO

Antes de xingar o assistente, veja a matéria do programa Esporte Espetacular exibida neste domingo (18), onde aborda as inúmeras ilusões de ótica que podem enganar os assistentes na hora da marcação do impedimento.

0 comentários:

Postar um comentário